A conservação de EPI é uma atividade de suma importância que deve ser conhecida por todos os envolvidos. Um EPI mal conservado ou sujo pode causar uma falsa ilusão de proteção, colocando o trabalhador e a empresa em risco. Evite isso adotando práticas simples e fundamentais.
Conservação de EPI
Usar um EPI defeituoso confere ao usuário uma falsa sensação de segurança e pode causar mais danos do que benefícios. Todos os EPI devem ser regularmente verificados quanto ao desempenho e mantidos em boas condições de trabalho para que o equipamento possa continuar oferecendo o necessário grau de proteção para o qual foi projetado.
Em geral, a manutenção inclui limpeza, desinfecção, substituição, reparação, exame e teste.
Conservação de EPI: Cronograma de Manutenção
Um cronograma de manutenção deve ser estabelecido para cada equipamento e atribuído a pessoas competentes para realizar o trabalho de manutenção. O cronograma deve incluir:
- Designação de pessoal para conservação de EPI e suas responsabilidades;
- Procedimentos de verificação, limpeza, desinfecção e armazenamento;
- Informações sobre o prazo de validade ou vida útil de certos EPI, como capacetes de segurança, luvas, vasos de respiradores;
- Treinamento sobre a manutenção correta do EPI no local de trabalho;
- Horário para verificação de desempenho, limpeza, desinfecção e outros trabalhos de manutenção; e
- Critérios de substituição.
Conservação de EPI: Inspeção
O EPI deve ser examinado para garantir que esteja em bom estado de funcionamento antes de ser entregue para o usuário. O EPI também deve ser examinado antes de ser colocado e não deve ser usado se for considerado defeituoso, sujo ou não com higiene.
Conservação de EPI: Higienização
É importante que todos os EPI sejam mantidos limpos. A limpeza é particularmente importante para equipamento de proteção visual onde lentes sujas ou embaçadas possam dificultar a visão.
Segregação de EPIs
Todo o equipamento defeituoso deve ser retirado do serviço imediatamente e deve ser reparado ou descartado, conforme aplicável. Para a perfeita conservação de EPI, deve ser estabelecido um procedimento para alertar todos pessoal que um determinado equipamento está em manutenção ou está com defeito e não deve ser usado. O procedimento deve ser divulgado a todos os funcionários. Após reparo ou a manutenção, o EPI deve ser verificado para o desempenho antes de ser posta em serviço novamente.
Substituição do EPI
A boa conservação de EPI, apesar de prolongar a vida do EPI, deve também ajudar a identificar o momento da substituição do equipamento. Todos os EPIs devem ser substituídos nas seguintes condições:
- Quando já não fornecer o nível de proteção necessário para o usuário contra o perigo particular;
- Quando a vida útil do serviço, conforme especificado pelo fabricante do equipamento, tenha expirado; ou
- Quando estiver danificado e não poder mais ser reparado.
- Armazenamento de EPI
Para se manter a conservação de EPI, todos os equipamentos de proteção individual devem ser fornecidos com embalagem apropriada para o armazenamento quando estiver fora de uso. O armazenamento deve ser adequado para proteger o EPI de contaminação ou danos causados por substâncias prejudiciais, úmidas ou a luz solar. O EPI deve ser retornado, após o uso, para o local de armazenamento fornecido.
Quando o EPI fica contaminado durante o uso, ele deve ser limpo ou desinfetado, antes de retornar ao seu local de armazenamento. Se isso não for possível, o EPI contaminado deve ser armazenado separadamente para prevenir a contaminação cruzada e deve ser adequadamente identificado.
Fonte: U.S. Department of Labor: Personal Protective Equipment – Cleaning, Maintenance and Replacement
Fonte: Labour Department The Government of the Hong Kong: Guidance Notes on PPE for Use and Handling