Participação do Trabalhador na ISO 45001

Participação do Trabalhador na ISO 45001

Print Friendly, PDF & Email

Com a aprovação da norma ISO 45001 – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional em substituição à OHSAS 18001, algumas questões permanecem em aberto. Uma delas é quanto a Participação do Trabalhador na ISO 45001. Embora não seja algo totalmente novo, neste artigo vamos entrar em maiores detalhes.

 

Sistema on-line de Gestão de Segurança do Trabalho
Sistema on-line de Gestão de Segurança do Trabalho

Uma parte crítica gestão de Saúde e Segurança do Trabalho em uma organização é a Participação do Trabalhador na ISO 45001. Isto é, a necessidade de que todas as partes interessadas tenham algum aporte e feedback sobre o estabelecimento e manutenção do sistema de SST. Dado que esta cláusula tem um duplo propósito: tanto a satisfação de um requisito para cumprir os requisitos de conformidade quanto o bom senso em termos de identificação e prevenção de perigos e incidentes.

Significado da Participação do Trabalhador na ISO 45001

A OHSAS 18001 especifica que uma organização deve estabelecer um procedimento em que os funcionários estejam envolvidos nos seguintes assuntos:

  • Desenvolvimento e revisão de políticas de SST;
  • Investigação de incidentes; e na
  • Identificação de perigos.

Envolvidos na Participação do Trabalhador na ISO 45001

Quando se observa a ISO 45001 na sua cláusula 5.4 – Participação do Trabalhador na ISO 45001, pode-se constatar que ela é mais minuciosa. Inicialmente, devemos atentar que a participação e consulta deve envolver os seguintes grupos:

  • Empregados: direção, líderes, gerentes e operários;
  • Acionistas e parceiros;
  • Sindicatos e representantes dos sindicatos;
  • Partes interessadas – estes podem ser contratados, parceiros, fornecedores ou mesmo circunvizinhança ou grupos comunitários.

Atividades que carecem da Participação do Trabalhador na ISO 45001

Tendo considerado o grupo acima na Participação do Trabalhador na ISO 45001, temos agora que entender onde será tal participação. Para isso, sugiro que se atente ao seguinte:

  • Certifique-se de que a Participação do Trabalhador na ISO 45001 e a sua consulta sejam consideradas ao se criar o sistema e as políticas de SST. Garantindo também que o tempo, os recursos e as informações estejam disponíveis. Além disso, assegure-se de que todas as barreiras tenham sido removidas.
  • Certifique-se de que uma atenção especial seja dada à Participação do Trabalhador na ISO 45001 e a sua consulta aos trabalhadores não-gerenciais quando se trata de identificação de perigos; ações de controle, necessidades de treinamento, investigação de incidentes e comunicação devem ser considerados especificamente.
  • Certifique-se de que a Participação do Trabalhador na ISO 45001 e a sua consulta aos trabalhadores não-gerencial também sejam feitas. Tanto em termos de redação da Política de SST, identificando as partes interessadas, atribuindo papéis e responsabilidades e identificando requisitos legais. Além disso, garanta que tais requisitos serão monitorados durante a auditoria.

Portanto, pode-se ver claramente que todas as consultas e contribuições relevantes devem ser consideradas no estabelecimento de uma Política de SST, e também nos objetivos declarados.

A abordagem inclusiva da Participação do Trabalhador na ISO 45001

Estabeleça uma equipe ou fórum representativo dentro de uma organização. Que ele tenha um tamanho razoável pode atender melhor ao requisito de Participação do Trabalhador na ISO 45001. Certifique-se de que essa equipe tenha pelo menos:

  • Um membro do time de alta direção;
  • O gerente da SST;
  • Um representante do funcionário; e
  • Os membros do sindicato.

Tal grupo, não só pode trazer diferentes pontos de vista, mas pode levar sugestões tanto para os departamentos envolvidos quanto ao SESMT. Criticamente, isso pode garantir que existe um canal de comunicação e informação tanto para cima como para baixo e que todas as ideias, sugestões e informações sobre risco possam ser identificadas em todos os níveis.

O feedback na Participação do Trabalhador na ISO 45001

As normas ISO incentivam o usuário a obter feedback sobre vários aspectos do desempenho do sistema de gerenciamento. Esse feedback pode ser feito através do uso de um formulário de feedback da SST. Ao permitir que seus funcionários e partes interessadas sejam consultados, eles sentem a importância das suas opiniões e atuam com base nesse feedback.

Certifique-se de que seus líderes se comuniquem de forma clara. E que as informações importantes estejam sendo compartilhadas por sua equipe. Além disso, a Participação do Trabalhador na ISO 45001 pode ser melhor evidenciada ao se convidar um membro diferente da equipe para todas as reuniões periódicas de SST. Isso garante que todos os funcionários estão envolvidos, informados, consultados e prontos para se sentir parte do processo de tomada de decisão.

Clareza na gestão da Saúde e Segurança do Trabalho

Quando os trabalhadores têm acesso aos indicadores e registros da gestão de SST e podem se sentir incluídos neles, eles sentem a clareza do sistema. Por exemplo:

  • Entrega de EPIs – Quando o trabalhador tem acesso a um indicador que diz quem precisa de qual EPI e sabe quando cada EPI deve ser substituído, ele percebe que o sistema está sob controle. Quando ele vê seu nome nele, ele confia no sistema. Quando ele é convidado a substituir seu EPI e vê seu uso ser monitorado, ele percebe o quanto é respeitado.
  • Plano de Monitoramento – Quando o trabalhador sabe que existe um plano de monitoramento sério que envolve os EPIs, os EPCs e os Produtos Químicos e nessa planilha ele pode medir a eficiência do sistema como um todo, ele se sente protegido. Além disso, ele se sente parte do sistema, evidenciando a Participação do Trabalhador na ISO 45001.

Sabemos que para se ter um sistema de gestão transparente e acessível, não basta ter um armário cheio de papéis. É preciso também um bom software. Esse software deve proteger as informações ao mesmo tempo em que mantém a transparência do sistema a toda a equipe.
Felizmente a tecnologia está a nosso favor. A CM Center possui um software de gestão muito acessível capaz de fazer tudo isso e muito mais. Para saber mais, acesse aqui!

 

Painel de Controle de saúde e segurança do trabalho
Exemplo de transparência do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança

 

Conclusão sobre a Participação do Trabalhador na ISO 45001

Se a OHSAS 18001 era complexa de se adequar no dia a dia de uma organização, a ISO 45001 se mostra ainda mais. Gerenciar a gestão de SSO de uma organização usando os padrões e ferramentas antigas se torna algo impossível. A tecnologia está aí com algumas ferramentas muito úteis para o gestor de SSO.

A CM Center possui uma ferramenta completa adequada as novas necessidades da ISO 45001 e do e-Social. Saiba mais acessando a CM Center.

 

Fonte: ISO International Organization for Standardization
Fonte: BSI British Standards Institution 

 

Sistema on-line de Gestão de Segurança do Trabalho
Sistema on-line de Gestão de Segurança do Trabalho