Ao lançar a ISO 45001, sistema de gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO), a ISO pretende substituir a OHSAS 18001 e fazer da ISO 45001 a primeira norma internacional de SSO do mundo. Ajudando a milhares de empresas a proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os seus trabalhadores.
Visão geral da ISO 45001
Toda empresa é responsável por minimizar os riscos de acidentes e doenças às pessoas que podem ser afetados por suas atividades. Por exemplo, seus trabalhadores, seus gerentes, contratados e até mesmo visitantes.
De acordo com uma estimativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), somente em 2013 mais de 2 milhões mortes ocorreram em decorrência de atividades de trabalho. Estima-se que 660.000 mortes por ano foram decorrentes de câncer contraído durante atividades de trabalho.
O ISO está desenvolvendo um padrão de sistema de gerenciamento de saúde e segurança ocupacional (ISO 45001). Essa norma destina-se a permitir que as organizações gerenciem seus riscos de e melhorem seu desempenho de SSO.
As atividades de uma organização podem representar um risco de ferimento ou doença. Além disso, podem resultar em sérias deficiências da saúde, ou mesmo fatalidade. Consequentemente, é importante para a organização eliminar ou minimizar seus riscos tomando medidas preventivas apropriadas.
A ISO 45001 traduz suas intenções de prevenir incidentes em um conjunto sistemático e contínuo de processos. Reforçando assim, o compromisso da organização em melhorar seu desempenho na SSO.
O que é ISO 45001?
A ISO 45001 é uma norma internacional que especifica requisitos para um sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho. O ISO 45001 destina-se a ser aplicável a qualquer organização, independentemente do tamanho, tipo e natureza. Todos os seus requisitos destinam-se a ser integrados na própria administração da organização processos. A ISO 45001 permite que uma organização, através do seu sistema de gerenciamento, integre outros aspectos da saúde e da segurança, como o bem-estar dos trabalhadores.
O que a ISO 45001 não é?
O ISO 45001 não especifica critérios específicos para o desempenho da SSO. O sistema de gerenciamento de SSO de uma organização deve ser específico para atender às suas próprias necessidades na prevenção de feridos e doenças. Consequentemente, uma empresa com baixos riscos pode implementar um sistema relativamente simples, enquanto que uma com altos níveis de risco pode precisar de algo muito mais sofisticado. O ISO 45001 não aborda especificamente questões como segurança do produto, danos à propriedade ou impactos ambientais. O ISO 45001 não se destina a ser um documento juridicamente vinculativo, é uma ferramenta de gestão na qual a empresa voluntariamente aceita, cujo objetivo é eliminar ou minimizar o risco de danos ao trabalhador.
Quais serão os benefícios de usar o ISO 45001?
Um sistema de gerenciamento baseado na ISO 45001 permitirá que uma organização melhore seu desempenho por:
- Desenvolver e implementar uma política e objetivos de SSO;
- Estabelecer processos sistemáticos que levem em conta seus riscos e oportunidades, seus requisitos legais e outros;
- Determinar os riscos associados às suas atividades, procurando eliminá-los ou colocar controles para minimizar seus efeitos potenciais;
- Estabelecer controles operacionais para gerenciar seus riscos, recursos legais e outros requisitos;
- Aumentar a conscientização sobre seus riscos de SSO;
- Avaliar o desempenho da SSO e procurar melhorá-la, através de ações apropriadas;
- Garantir que os trabalhadores tenham um papel ativo nos assuntos da SSO;
Sendo assim, estas medidas garantirão que a organização seja um lugar mais seguro para o trabalho. Vejamos alguns desses benefícios:
- Melhorar sua capacidade de responder às questões de conformidade regulamentar;
- Reduzir os custos gerais dos incidentes;
- Reduzir o tempo de inatividade e os custos de interrupção das operações;
- Redução do custo dos prêmios de seguro;
- Redução do absenteísmo e das taxas de rotatividade dos empregados;
- Reconhecimento por ter alcançado um benchmark internacional. Tal reconhecimento pode influenciar clientes preocupados com suas responsabilidades sociais.
Integrando a ISO 45001 com outras normas
A ISO 45001 segue a mesma abordagem de estrutura de alto nível utilizada pela ISO 9001 (qualidade) e ISO 14001 (ambiente). Ao desenvolver a norma, considerou-se o conteúdo de outras normas internacionais e nacional, bem como as normas e convenções internacionais do trabalho da OIT.
Ao se adotar a ISO 45001 como padrão, deve-se encontrar seus requisitos consistentes com os outros padrões já implantados. Isso permitirá uma migração relativamente fácil, e também permitirá o alinhamento com os requisitos de outros padrões do sistema de gerenciamento ISO em seus processos gerais de gerenciamento da organização.
Novas demandas para a empresa
Ao se considerar que a organização, mesmo sem a adesão à ISO 45001 já atende a toda legislação trabalhista, mantém suas rotinas e guarda seus registros, a implantação da ISO 45001 não acrescentará maiores esforços. Porém, evidenciar todo esse controle pode exigir da empresa uma maior eficiência em termos tecnologia na gestão da SSO e do SESMT como um todo. A CM Center oferece a sea organização uma ferramenta bastante simples e eficiente para modernizar seu SESMT. Saiba mais acessando a CM Center.
Fonte: ISO International Organization for Standardization
Fonte: BSI British Standards Institution