Segundo a NR-6 do Ministério do Trabalho, o empregador é responsável por adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade, mas e quanto ao trabalhador? Por isso, a avaliação de EPI é fundamental.
Se levarmos em consideração somente a adequação ao risco, então, certamente as empresas só comprariam os mais baratos. Outros fatores devem ser considerados no momento da escolha do EPI:
- Prazo de validade;
- Durabilidade;
- Resistência;
- Conforto;
- Segurança;
- Aceitação do usuário; etc.
Prazo de validade
Alguns EPIs são perecíveis, sendo assim, mesmo sem usar, eles perdem suas características. Por exemplo: protetor solar. Desse modo, ao comprarmos o EPI com prazo de validade menor, devemos ficar mais atentos ao que temos em estoque.
Durabilidade e Resistência
Isso, não está escrito na embalagem. Somente submetendo o EPI ao uso nas condições que o cargo requer saberemos a durabilidade do EPI. Ou seja, quanto mais resistente e durável, melhor.
Conforto
Sabemos que já é difícil convencer os trabalhadores a usar um EPI. Ainda mais se o trabalhador achar que o equipamento não é confortável. Ao escolher os EPIs, devemos sim levar em consideração o seu conforto ao uso.
Segurança
Apesar do EPI possuir o certificado de aprovação, sabemos que dependendo do uso, um modelo de EPI se faz mais seguro que o outro. E essa segurança que falamos está diretamente relacionada à percepção do trabalhador. Ele, ao se sentir mais seguro, poderá melhor desempenhar a sua função.
Aceitação do usuário
Analisando os fatores, notamos que poucos são os critérios de escolha que não envolvem a opinião do usuário. Dessa forma, o SESMT não pode decidir sozinho o tipo de EPI que irá comprar. Tampouco o comprador da empresa.
Avaliação de EPI
Baseado nessa necessidade, a CM Center possui uma solução, a avaliação de EPI. Ao receber e ao devolver um EPI, o usuário tem a oportunidade de avaliar o equipamento. A avaliação de EPI é feita de uma forma simples e rápida, classificando em até 5 estrelas. Baseado nessa avaliação, a CM Center oferece ao comprador uma lista de sugestão de compras que inclui o preço e a média das avaliações.
Além do mais, a OHSAS – Sistema de gestão internacional de saúde e segurança no trabalho, solicita a participação e consulta do trabalhador na gestão. Assim, a avaliação de EPI da CM Center é uma ótima oportunidade de se fugir de uma complicada não-conformidade.
Quer saber mais, então acesse https://cmcenter.com.br/pt-br/sistema-de-gestao-de-seguranca/
Alvaro Freitas