Gestão de segurança do trabalho - Painel de controle

Gestão de segurança do trabalho: Painel de controle

Print Friendly, PDF & Email

A Gestão de Segurança do Trabalho em uma empresa requer muita atenção e dedicação. Basta um desviar de olhos para se ter um EPI fora da validade ou um extintor sendo obstruído por um armário. Ter algo que lhe indique a saúde da segurança como um todo, é de fundamental importância para o gestor de SST.

Por isso, a CM Center possui um Painel de Controle completo e altamente visual para seus clientes.

Estando você em um computador, tablet ou celular, acesse o painel de controle da gestão de segurança do trabalho da sua empresa. A CM Center possui um recurso exclusivo para isso.

Toda a gestão de segurança do trabalho está representada em uma só tela com vários recursos visuais que facilitam o entendimento a primeira vista. Veja na imagem a seguir:

 

Dashboard da gestão de segurança do trabalho

Dashboard da gestão de segurança do trabalho
Dashboard da gestão de segurança do trabalho

Eficiência do Sistema

No quadro de eficiência do sistema, você pode ver um gráfico grande que representa a média de todos os outros indicadores da gestão de segurança do trabalho. O objetivo é sempre de atingir os 100%. Além disso, você vê um gráfico de barras com a confiabilidade do sistema e algumas lâmpadas que quando acesas, indicam falha no seguinte itens:

·         EPI – Entrega de EPI;

·         EPC – Falha detectada em algum Equipamento de Proteção (extintor, por exemplo);

·         EST – Falha no estoque de EPI, ou seja, vai faltar EPI nos próximos dias;

·         MON – Falha no Monitoramento dos Equipamentos de Proteção – os monitoramentos não estão sendo feitos;

·         PA – Existe plano de ação em atraso;

·         TRE – Existe usuário usando EPI sem o devido treinamento.

 

Além do painel principal, existe os demais indicadores que dão mais detalhes sobre a situação da gestão de segurança do trabalho na empresa, são eles:

 

Entrega de EPI

Indica quanto porcento dos EPIs que deveriam estar sendo usados foram entregues e estão na validade indicada pelo fabricante e ainda não passou o período recomendado para a troca.

 

Proteção Individual

Nesse quadro, você vê três gráficos:

·         Eficiência – Indica quanto porcento dos usuários monitorados estavam usando o EPI corretamente;

·         Confiabilidade – É um número proporcional à frequência de monitoramentos que foi programada para os EPIs. Por exemplo: se só monitoramos o uso dos EPIs uma vez por ano, então, a confiabilidade é muito menor do que se monitorarmos toda semana.

·         Atenção – É um indicador que representa a atenção que o SESMT está dando ao uso dos EPIs, ou seja, se foi planejado um monitoramento mensal e mensalmente o monitoramento é feito, então temos 100%.

 

Avaliação do CA

Indica a média das notas das avaliações dos EPIs feitas pelos usuários. Ou seja, se todos usuários julgaram que os EPIs que estão usando são seguros e confortáveis, então, esse indicador mostrará 100%.

 

Treinamento:

Esse indicador mostra quanto porcento dos usuários foram treinados para usar e conservar os EPIs que receberam. O indicador considera uma reciclagem anual de treinamento. Em acordo com a NR-6 (6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI: d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;)

Fonte: http://www.trtsp.jus.br/geral/tribunal2/LEGIS/CLT/NRs/NR_6.html

 

Estoque de EPI:

Esse indicador mostra quanto porcento dos EPIs que serão solicitados nos próximos 30 dias poderão ser atendidos pelo que se tem em estoque. Ou seja, se for menor do que 100%, então uma compra de EPI se faz necessário.

 

Proteção Coletiva:

Nesse quadro, você vê três gráficos:

·         Eficiência – Indica quanto porcento dos equipamentos de proteção coletiva monitorados estão de acordo com o esperado;

·         Confiabilidade – É um número proporcional à frequência de monitoramentos que foi programada. Por exemplo: se só monitoramos os Equipamentos de Proteção Coletiva uma vez por ano, então, a confiabilidade é muito menor do que se monitorarmos todo mês.

·         Atenção – É um indicador que representa a atenção que o SESMT está dando aos EPCs, ou seja, se foi planejado um monitoramento mensal e mensalmente o monitoramento é feito, então temos 100%.

 

Planos de Ação:

Nesse quadro, temos um indicador do percentual de Planos de Ação em aberto que estão em dia com o planejado. Ou seja, se não tiver nenhum plano atrasado, então o indicador mostrará 100%.

 

Resumindo: qualquer colaborador da empresa que pegar um celular e acessar a https://cmCenter.com.br/dashboard/ poderá, em segundos saber se pode trabalhar seguro e se a sua empresa está protegida contra eventuais processos trabalhistas, indenizações por acidente de trabalho, perda de certificação ou interdição por parte do Ministério do Trabalho.

Quer saber mais, então acesse https://cmcenter.com.br/pt-br/sistema-de-gestao-de-seguranca/

 

 

Alvaro Freitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>