A decisão de quais os equipamentos de proteção individual devemos comprar é muito difícil e séria, por isso a importância de se ter uma Lista de compras de EPI.
Lista de compras de EPI
Quando é chegada a hora de se trocar o EPI e se percebe que não tem no estoque uma decisão devemos tomar. Essa decisão pode ser a de interromper a atividade do trabalhador que está com o EPI vencido. A outra é a de deixá-lo trabalhar em uma situação que está em desacordo com a lei. Em ambos os casos, as consequências são graves.
Se o trabalhador se acidentar por falta de EPI, tanto a empresa quanto o profissional do SESMT estarão em apuros. Se o trabalhador interromper sua produção porque você não comprou o EPI, também é grave.
Então, a solução é se ter uma lista de compras de EPI. Para se ter essa lista, devemos levar em consideração o seguinte:
- A frequência com que se compra EPI, ou seja, se mensal ou semanal;
- Se mensal, por exemplo, devemos consultar todos os usuários que terão que trocar de EPI nos próximos 30 dias;
- Dos EPIs devemos também saber as características, por exemplo, sapato, temos que saber os números;
- Temos que listar os possíveis CAs, para o comprador poder escolher as melhores ofertas;
- Temos que indicar as avaliações que os usuários fizeram dos EPIs, para não comprar EPI que os trabalhadores não gostam;
- Por fim, temos que ver o que se tem em estoque.
Com essa lista de compras de EPI, basta colocar uma margem de segurança e entregar ao comprador. Tá fácil?
Sugestão de compras de EPI automática
Sabendo da dificuldade de se fazer essa lista de compras de EPI, as vezes, toda semana, a CM Center automatizou isso.
A empresa que tem o Sistema de Gestão de Segurança do Trabalho da CM Center já tem nos seus bancos de dados:
- As informações dos saldos de estoque;
- Os históricos de consumo de EPI por usuário com tamanho e modelo de EPI;
- Os resultados das avaliações que os usuários fizeram dos EPIs;
- As datas em que cada EPI de cada trabalhador irá vencer;
- As datas em que cada Certificado de Aprovação irá vencer no Ministério do Trabalho;
- As datas em que o período de troca de cada EPI de cada usuário vai vencer;
- Os preços pagos em todas as compras.
Com isso, basta você clicar em “Sugestão de Compras”, imprimir a lista de compras de EPI e entregar para o comprador.
Isso sim é modernidade!
Quer saber mais, então acesse https://cmcenter.com.br/pt-br/sistema-de-gestao-de-seguranca/
Alvaro Freitas