Tutorial | Cadastrar as Pessoas

Aprenda a cadastrar e alterar os dados das pessoas no sistema.

Nesta aula você aprenderá a incluir , alterar e excluir as pessoas no sistema de gestão.

Cadastrar as Pessoas
Objetivos desta aula
  • Aprender a cadastrar um novo CPF;
  • Alterar dados cadastrais;
  • Alterar atribuições no sistema;
  • Alterar permissões de uso;
  • Gerar senha provisória e zerar senha; e
  • Mudar a situação do colaborador.

 

Acesse Pessoas Permissão de acesso
01 - Permissão de acesso

Antes de continuar, verifique se o ícone do cadeado está aberto, caso não esteja, você não tem permissão para alterar dados de colaboradores.

Caso julgue necessário, fale com o Administrador do sistema ou com o RH.

 

Inserir colaborador: validando CPF
02 - Inserir colaborador: validando CPF

Para inserir um novo colaborador, faça o seguinte:

  • Clique em “Novo Colaborador”;
  • Digite seu CPF;
  • Clique em “Verificar”; e
  • Se a verificação for positiva, clique em “Inserir”.

 

Inserir colaborador: dados principais
03 - Inserir colaborador: dados principais

Digite os dados principais do colaborador e escolha uma relação laboral.

Use a opção “Não trabalha aqui” para cadastrar pessoas que não estarão envolvidas nos riscos mas que precisam acessar o sistema, exemplo: Diretor global, Consultor, Cliente, etc.

Então clique em “+ Inserir”.

 

Editar colaborador: Cadastro
04 - Editar colaborador: Cadastro

Para editar os dados cadastrais de um Colaborador, escolha a aba “Cadastro” e clique em “Editar”.

 

Editar colaborador: Cadastro
05 - Editar colaborador: Cadastro

Complemente ou revise os dados cadastrais e clique em “Gravar”.

 

Editar colaborador: Relação
06 - Editar colaborador: Relação

Para alterar a relação trabalhista do colaborador, escolha a aba “Relação”, clique em Editar, então, altere e grave.

 

Editar colaborador: Atribuição
07 - Editar colaborador: Atribuição

Para alterar atribuições do colaborador, vá até a aba “Atribuição”, clique em “Editar” e escolha a nova atribuição.

Lembrando que as atribuições concedem permissões ao colaborador de alterar determinadas informações no sistema da CM Center. O Administrador pode tudo!

 

Editar colaborador: Situação
08 - Editar colaborador: Situação

Mudar a situação de determinado colaborador não exclui seus dados nem registros!

Apenas colaboradores Ativos são considerados nas estatísticas, calendários, obrigações e indicadores de desempenho.

Para alterar a situação de um colaborador, acesse a aba “Situação”, clique em “Editar” e altere.

 

Editar colaborador: Acesso
09 - Editar colaborador: Acesso

A aba de “Acesso” define se o colaborador poderá ou não acessar o sistema da CM Center.

Observe que é prudente que o acesso ao sistema seja restrito a alguns poucos trabalhadores da empresa.

Para alterar a permissão de acesso, clique na aba “Acesso”, então, clique em “Editar”.

 

Editar colaborador: Permitir Acesso
10 - Editar colaborador: Permitir Acesso

Para permitir o acesso ao sistema, clique em “Permitir Acesso”.

 

Editar colaborador: Permitir Acesso
11 - Editar colaborador: Permitir Acesso

Nesse momento, a permissão foi concedida, porém o colaborador não possui senha de acesso. Para isso, clique em “Editar”.

 

Editar colaborador: Senha
12 - Editar colaborador: Senha

Na edição do acesso você pode remover o acesso e gerar a senha provisória.

Para gerar uma senha, clique no botão “Senha” e será gerado um documento em PDF com a senha e as instruções de acesso. Envie tal documento de maneira sigilosa ao colaborador.

Após o primeiro acesso, a senha será alterada e nem a CM Center poderá saber a senha secreta dele.

 

Zerar a senha
13 - Zerar a senha

Após o colaborador ter feito seu primeiro acesso, a sua senha mudou, bem como o seu status de acesso. Caso o colaborador queira trocar de senha ou tenha esquecido a senha, na aba de acesso, clique em editar.

 

Zerar a senha
14 - Zerar a senha

Clicando em “Zerar a Senha”, uma nova senha provisória será gerada, envie a ele para redefinir sua senha.

 

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