Tutorial | Cadastrar as Pessoas

Aprenda a cadastrar e alterar os dados das pessoas no sistema.

Nesta aula você aprenderá a incluir , alterar e excluir as pessoas no sistema de gestão.

Cadastrar as Pessoas
Objetivos desta aula
  • Incluir novo colaborador no sistema.
  • Alterar dados do colaborador.
  • Alterar atributos.
  • Excluir colaborador.
  • Gerenciar permissões.
  • Gerenciar senhas de acesso.

 

Acesso às pessoas
01 - Acesso às pessoas

Para acessar as pessoas, faça o seguinte:

  • Clique em “Configurações”; e
  • Selecione “Pessoas”.

 

Permissão de acesso
02 - Permissão de acesso

Nem todas as pessoas cadastradas possuem acesso às alterações. Essa atividade só pode ser realizada por quem tiver atributos que permitam que o cadeado esteja aberto, e não fechado e em vermelho.

 

Adicionar novo Colaborador
03 - Adicionar novo Colaborador

Para criar um novo colaborador, clique no botão “+ Novo Colaborador”.

Então, será apresentada uma janela para que se digite o CPF do novo colaborador. Digite o CPF e clique em “Verificar”.

As seguintes situações podem ocorrer:

  • O CPF vão ser válido, então, não será aceito;
  • O CPF já estiver cadastrado como colaborador, então, não será aceito;
  • O CPF possuir cadastro na CM Center em outra empresa, então, o sistema importará alguns dados; e
  • O CPF ser novo, então, o processo irá prosseguir.

 

Definir dados principais do colaborador
04 - Definir dados principais do colaborador

Tendo inserido um novo CPF válido, digite os dados principais do colaborador.

Escolha a relação do colaborador com a empresa, que pode ser:

  • Não trabalha aqui – pode ser um colega da matriz ou outra filial, um consultor, um cliente, ou qualquer pessoa que não trabalhe nesse endereço mas queira ajudar;
  • Funcionário;
  • PJ - Pessoa Jurídica;
  • Terceiro;
  • Estagiário;
  • Aprendiz; ou
  • Outra relação.

Clique em “Inserir”.

 

Definir dados complementares do colaborador
05 - Definir dados complementares do colaborador

Para finalizar a inclusão do novo colaborador, preencha o seguinte:

  • Registro – é o número do colaborador no RH. Isso irá facilitar a identificação do trabalhador (não é obrigatório);
  • Cargo – Escolha um entre os cargos já criados. Se ainda não tiver criado, pode deixar vazio;
  • Superior – Escolha a pessoa responsável por ele (chefe). Se não tiver, pode deixar em branco;
  • Empresa – caso o colaborador for PJ ou terceiro, digite aqui o nome da empresa, isso permitirá a emissão de relatórios. Caso seja funcionário, deixe em branco.

Clique em “Gravar”.

 

Definir as atribuições do Colaborador
06 - Definir as atribuições do Colaborador

Ao rolar a tela para baixo, você verá as demais opções.

Em atribuições você poderá definir as permissões que o colaborador terá, que pode ser:

  • Supervisor;
  • Funcionário do RH;
  • Médico;
  • Tutor;
  • Membro do SESMT;
  • Auxiliar do SESMT; ou
  • Administrador.

Para saber o que cada atribuição pode fazer, clique no “Cadeado” em qualquer página.

 

Excluir colaborador
07 - Excluir colaborador

Para poder excluir um colaborador, faça o seguinte:

  • Escolha o colaborador a ser excluído; e
  • Clique em “Editar”.

 

Mudando o status do colaborador para excluído
08 - Mudando o status do colaborador para excluído

Para excluir o colaborador:

  • Role a tela de edição até ver o bloco de status do colaborador;
  • Clique em “Excluir”.

 

Colaboradores ativos
09 - Colaboradores ativos

Observe que o colaborador excluído não aparece mais na listagem de ativos.

Para tornar a vê-lo, selecione “Somente inativos”.

 

Colaboradores inativos
10 - Colaboradores inativos

Todos os colaboradores, um dia criados, estarão listados como inativo.

Para retorná-lo ao estado normal, faça o seguinte:

  • Selecione “Somente inativos”;
  • Selecione o colaborador;
  • Clique em “Editar”;
  • Vá até o bloco de status do colaborador; e
  • Mude de excluído para ativo.

 

Editar dados do colaborador
11 - Editar dados do colaborador

Para editar algo em determinado colaborador, faça o seguinte:

  • Selecione o colaborador; e
  • Clique no botão “Editar”.

 

Editar dados cadastrais do colaborador
12 - Editar dados cadastrais do colaborador

Na primeira parte da janela, no bloco “Dados cadastrais”, você pode alterar:

  • Nome, e-mail e fone;
  • Registro – é o número do colaborador no RH;
  • Cargo – Escolha um entre os cargos já criados;
  • Superior – Escolha a pessoa responsável por ele (chefe);
  • Empresa – caso o colaborador for PJ ou terceiro, digite aqui o nome da empresa, isso permitirá a emissão de relatórios.

Altere, então, clique em “Gravar”.

 

Editar relação laboral do colaborador
13 - Editar relação laboral do colaborador

Para alterar sua relação com a empresa, ache o bloco, relação laboral. Lá, você poderá escolher:

  • Não trabalha aqui – pode ser um colega da matriz ou outra filial, um consultor, um cliente, ou qualquer pessoa que não trabalhe nesse endereço mas queira ajudar;
  • Funcionário;
  • PJ - Pessoa Jurídica;
  • Terceiro;
  • Estagiário;
  • Aprendiz; ou
  • Outra relação.

 

Editar atribuições do colaborador
14 - Editar atribuições do colaborador

Em atribuições você poderá definir as permissões que o colaborador terá, que pode ser:

  • Supervisor;
  • Funcionário do RH;
  • Médico;
  • Tutor;
  • Membro do SESMT;
  • Auxiliar do SESMT; ou
  • Administrador.

Para saber o que cada atribuição pode fazer, clique no “Cadeado” em qualquer página.

 

Editar o Status do colaborador
15 - Editar o Status do colaborador

Antes de mais nada devemos entender que apenas trabalhadores com o status “Ativo” serão incluídos no seguinte:

  • Distribuição de EPI;
  • Planos de ação;
  • Plano de Monitoramento; e
  • Plano de treinamentos.

Observe também que exceto os colaboradores “Ativos”, todos os demais estão na listagem de “Inativos”, nenhum histórico de colaborador será jamais excluído.

Você poderá alterar o status do colaborador para um dos citados a seguir:

  • Ativo – caso trabalhe e exerça seus direitos e deveres na empresa;
  • Afastado – condição temporária;
  • Licença – condição temporária;
  • Inativo, ou seja, não trabalha mais na empresa;
  • Outra situação; ou
  • Excluído – quando ele nunca foi trabalhador da empresa.

 

Permissão de acesso ao sistema
16 - Permissão de acesso ao sistema

Ao ser criado um novo colaborador, ele não terá acesso ao sistema.

Observe que a maioria dos colaboradores devem permanecer assim. Você deve conceder acesso nas seguintes situações:

  • O colaborador trabalha no RH ou no SESMT;
  • O colaborador possui responsabilidades no sistema, exemplo: supervisor;
  • O colaborador tem interesse em acompanhar o desempenho do sistema, exemplo: Gestor, Cliente, Consultor, etc;
  • O colaborador possui tarefas em seu nome nos Planos de Ação, Monitoramentos e Tarefas programadas.

Com a devida permissão, o colaborador poderá, usando a internet, conectar-se à CM Center digitar seu CPF e senha e acessar o sistema.

Se o colaborador não tiver nenhuma atribuição, ele poderá apenas ver as telas, sem fazer nenhuma alteração.

Para conceder acesso a alguém, clique em “Criar acesso”.

 

Permissão de acesso ao sistema
17 - Permissão de acesso ao sistema

Observe que a partir desse momento, o colaborador terá acesso ao sistema, porém, ainda não possui a senha.

Para ter acesso à senha, clique no botão “Senha”.

 

Senha provisória de acesso
18 - Senha provisória de acesso

Ao clicar em senha, uma carta em PDF será gerada com a senha provisória e as instruções de acesso.

Lembre-se que após o primeiro acesso, essa senha deixa de valer, valendo a nova senha que o colaborador cadastrar.

Por questão de segurança, na carta não será mostrado o CPF que o colaborador deverá usar, porém, ele saberá!

Apenas imprima e entregue essa carta para ele.

 

Remoção do acesso ao sistema
19 - Remoção do acesso ao sistema

Para remover a permissão de alguém, clique no botão “Remover Acesso”.

Ao fazer isso, mesmo que você retorne a sua permissão, a senha do colaborador será apagada e ele precisará de uma nova senha provisória.

Não esqueça de remover o acesso de todo colaborador que deixar de fazer parte da vossa empresa ou quando se perder a confiança nele.

 

Zerar a senha
20 - Zerar a senha

Enquanto o colaborador não fizer seu primeiro acesso, haverá um botão azul escrito “Senha”, clicando nele, você poderá imprimir a senha provisória.

A partir do momento em que ele fizer o seu primeiro acesso e redefinir a senha, por ser criptografada, ninguém, nem a CM Center terá acesso à nova senha.

Porém, se ele esquecer a senha ou desejar alterar sua senha, clique no botão “Zerar a senha” para receber uma nova senha provisória.

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