Tutorial | Monitorando os EPIs

Saiba como monitorar os EPI da sua empresa.

Nesta aula você irá aprender a monitorar os EPI se certificando de que eles estão sendo bem usados e conservados, além de guardar os devidos registros.

Monitorando os EPIs
Objetivos desta aula
  • Aprender a identificar os EPIs com problemas no monitoramento.
  • Aprender a realizar uma inspeção de monitoramento de EPI.
  • Entender o formulário de monitoramento de EPI.
  • Aprender a excluir um monitoramento.
  • Aprender a criar um Plano de Ação no padrão PDCA para sanar questões identificadas no monitoramento.

 

Acesso ao Plano de Monitoramento de EPI
01 - Acesso ao Plano de Monitoramento de EPI

Para acessar o Plano de Monitoramento de EPI, faça o seguinte:

  • Clique em “Monitoramento”; e
  • Clique em “Geral”.

 

Falhas no monitoramento de EPI
02 - Falhas no monitoramento de EPI

Estando na visão geral do Plano de Monitoramento, você verá um bloco vermelho com a listagem dos EPIs que apresentam algum tipo de falha no Plano de Monitoramento.

Veja a seguir os tipos de falhas possíveis:

  • Falta de inspeção;
  • Inspeção em atraso; ou
  • EPI mal avaliado.

Para detalhar o monitoramento e sanar o problema, clique no nome do EPI.

 

Visão geral do monitoramento de EPI
03 - Visão geral do monitoramento de EPI

Selecionando determinado EPI e acionando a aba “Geral”, você verá:

  • A listagem de todos os usuários cujo cargo requer o EPI selecionado;
  • A média e a quantidade de inspeções realizadas;
  • O resultado da última avaliação;
  • A data da última inspeção de monitoramento; e
  • O status atual do monitoramento do usuário.

 

Monitorando um EPI
04 - Monitorando um EPI

ATENÇÃO:

Teoricamente, monitorar um usuário de EPI ou monitorar um EPI é a mesma coisa, porém, reflita no seguinte:

  • Quando você monitora um usuário, você interrompe ele uma única vez e monitora TODOS os seus EPIs;
  • Quando você monitora um EPC, você interrompe o trabalho de todos os usuários do tal EPI;
  • Quando você monitora um usuário, você emite um formulário exclusivo com uma declaração dele, que pode ser arquivado e usado pela empresa, diferente do monitoramento do EPI que gera uma evidência para muitos usuários.

Portanto, prefira monitorar os usuários individualmente, assim, os problemas dos EPIs vão se resolvendo automaticamente.

Todo monitoramento deve gerar evidências a fim de evitar dúvidas no futuro. Para isso, antes de iniciar a inspeção, imprima um formulário em branco para cada EPI a ser inspecionado.

Para imprimir um formulário em branco, faça o seguinte:

  • Selecione a opção “Formulário em branco”; e
  • Clique em “Imprimir Formulário”.

 

Formulário em branco para monitoramento
05 - Formulário em branco para monitoramento

Nesse momento, um formulário em branco será preparado para ser impresso. Esse formulário contém:

  • Dados da empresa e do auditor;
  • Uma lista de itens inspecionados conforme reza a NR-6 – esse texto pode ser personalizado em “Configuração”;
  • Formulário com todos os usuários que usam tal EPI com campo para a avaliação de 1-5 e justificativa;
  • Questionário direcionado ao auditor – essas questões podem ser personalizadas;
  • Observações do auditor; e
  • Campo para a assinatura do auditor e de alguma eventual testemunha.

 

Digitando o formulário de monitoramento
06 - Digitando o formulário de monitoramento

Atenção: O formulário preenchido e assinado é a evidência da inspeção, portanto, deve ser arquivado após ter sido digitado.

Os únicos dados do formulário que serão digitados serão a justificativa e a avaliação do EPI. Então, faça o seguinte:

  • Para o primeiro usuário, digite a justificativa ou deixe em branco se a avaliação for 5;
  • Clique na estrela correspondente à avaliação – 1 é muito ruim e 5 é excelente;
  • Confirme; e
  • Repita para todos os usuários listados.

 

Imprimindo o formulário digitado
07 - Imprimindo o formulário digitado

Caso deseje, a qualquer momento, reimprimir o formulário após digitado, ou, caso queira colher as assinaturas no formulário digitado e não manuscrito, faça o seguinte:

  • Selecione o EPI em questão;
  • Escolha uma data em que haja sido feita alguma inspeção; e
  • Clique em “Imprimir Formulário”.

 

Histórico dos monitoramentos do EPI
08 - Histórico dos monitoramentos do EPI

Para conhecer o histórico das avaliações de determinado EPI, faça o seguinte:

  • Selecione o EPI em questão;
  • Acesse a aba “Histórico”; e
  • Veja todos os monitoramentos por data, avaliações e eventuais planos de ação abertos.

Caso queira ver o histórico apenas de um usuário, clique no nome do usuário e o histórico será filtrado.

 

Excluir determinado monitoramento de EPI
09 - Excluir determinado monitoramento de EPI

Muito cuidado ao excluir um monitoramento, considere que as evidências estão impressas e arquivadas.

Exclua apenas um monitoramento caso se perceba imediatamente alguma falha na digitação.

Para excluir, clique na lixeira.

 

Criando um Plano de Ação
10 - Criando um Plano de Ação

Caso um problema tenha sido encontrado durante o monitoramento, é prudente que se abra um Plano de Ação para aumentar o envolvimento e documentar todo o processo.

Para abrir um novo Plano de ação, faça o seguinte:

  • Escolha a inspeção que contenha o problema a ser sanado;
  • Clique no botão “+ Novo Plano”;
  • Descreva brevemente o problema que se quer sanar;
  • Escolha um responsável para a primeira análise; e
  • Clique em “Gravar”.

Para saber mais sobre Planos de Ação, acesse a aula correspondente.

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