Nesta aula você irá entender a rotina de entrega de EPIs aos seus usuários, colhendo os devidos registros.
Antes de selecionar qualquer usuário, o sistema lhe mostrará os usuários que estiverem em uma das 3 principais falhas, que são:
Para selecionar qualquer um desses usuários, clique em seu nome.
Caso queira chama-lo, clique no envelope antes do seu nome para enviar um e-mail automático ou ter acesso à seus dados de contato como telefone e endereço eletrônico.
Através dos filtros de pesquisa, digite parte do nome, digite o CPF, escolha um setor ou escolha uma situação. Fazendo isso, será listado uma relação de usuários que coincidem com os filtros, então, clique no escolhido.
Caso o usuário tenha um crachá com código de barras e a sua máquina tenha um leitor de código de barras, então, simplesmente leia o seu crachá e o sistema ira selecioná-lo.
Caso o usuário selecionado não esteja em dia com o treinamento de EPIs, uma mensagem será apresentada.
Não é recomendável que nenhum EPI seja entregue a alguém que não se tenha evidências de que foi treinado, portanto, faça o seguinte:
Na tela, será mostrado uma listagem de todos os EPIs que o trabalhador precisa usar, então, para cada EPI faça o seguinte:
Se no final, o Usuário não tiver dúvida alguma, então, clique em "Confirmar“ ou digite “Enter” no teclado, caso contrário, clique em "Cancelar". Lembre-se, ele terá que assinar o certificado do treinamento.
Feito isso, observe que o aviso de treinamento irá desaparecer e somente reaparecerá em uma das seguintes condições:
Observe que uma listagem com todos os EPIs requeridos para o cargo do usuário será apresentada.
Observe que os EPIs estão ordenados por prioridade de troca, ou seja, primeiro os que ainda não foram entregues, depois os que estiverem em atraso.
Os EPIs que tiverem que ser entregues ou trocados imediatamente estarão em vermelho.
Você pode selecionar um EPI de uma das seguintes formas:
Caso o usuário já tenha usado o EPI escolhido e não tenha feito a avaliação do CA nos últimos 30 dias, será requerida a avaliação imediata.
A avaliação é simples, simplesmente pergunte a ele, de 1 à 5, quanto você avalia o EPI que você está usando (não o novo, mas sim o já usado)?
Com a resposta dele, faça o seguinte:
Então, a solicitação de avaliação irá sumir.
Observe que apesar da solicitação ter sumido, você ainda pode mudar a avaliação à qualquer momento, para isso, basta clicar na estrelinha correspondente.
A avaliação do CA-EPI é importante para ajudar o comprador a decidir o CA que irá comprar.
Revalidar um EPI significa aumentar o prazo de troca. Imagine que foi entregue a um trabalhador um EPI que deve ser trocado mensalmente, porém, o trabalhador esteve em férias e não usou o EPI. Nesse caso, o EPI não precisa ser substituído, porém, precisa ser avaliado por um profissional e revalidado.
A revalidação gera uma evidência documental da mesma forma que uma troca de EPI.
Existe algumas condições para que a opção de revalidação de EPI seja exibida:
Se todos esses critérios forem atendidos, o sistema mostrará a opção em “verde” de revalidação.
Caso o Técnico de Segurança ache que o EPI pode continuar em uso, faça o seguinte:
Nesse momento, escolha o novo período entre os disponibilizados. Observe que o prazo nunca será maio do que a validade do produto entregue nem maior do que a periodicidade de troca definida para o cargo.
Então, clique em “Adiar a Troca” ou tecle “Enter” no seu teclado.
Tendo definido o EPI a ser entregue, você tem as seguintes opções para dizer as sistema qual equipamento será entregue:
Alguns CAs possuem complementos, como por exemplo sapatos que podem ser de diversos tamanhos.
Se for esse o caso, escolha o tamanho ou variação desejada. Observe a quantidade disponível em estoque.
Antes de efetivar a entrega do EPI, você pode definir o seguinte:
Estando tudo certo, clique em “Confirmar a Entrega” ou tecle “Enter” no seu teclado.
O recibo consolidado comporta em uma única folha as seguintes informações:
O recibo consolidado deve ser impresso, assinado e arquivado conforme reza a legislação vigente.
O recibo deve ser gerado obrigatoriamente no dia da primeira entrega e treinamento e mensalmente, sempre que houver movimentação.
Para imprimir o recibo consolidado, clique na aba “Recibo”, escolha uma data e clique em imprimir para gerar um arquivo em PDF ou enviar para a impressora.
Para fazer qualquer alteração em determinada entrega, faça o seguinte:
Lembre-se: se o recibo já foi gerado, recolha todas as cópias antes de fazer qualquer mudança, pois isso poderia ser interpretado como fraude.
Caso deseje excluir um treinamento, faça o seguinte:
Lembre-se: se o recibo já foi gerado, recolha todas as cópias antes de fazer qualquer mudança, pois isso poderia ser interpretado como fraude.
Caso deseje falar com o usuário, faça o seguinte:
Muitas vezes, você precisa entregar um EPI para alguém que não é seu funcionário ou que ele normalmente não o usaria.
Exemplo de entregas de EPI para não funcionários:
Exemplo de entrega de EPI para trabalhador que não precisa do EPI:
A entrega de EPI para visitantes garante a acuracidade do estoque e gera relatórios financeiros mais precisos e detalhados.
Para entregar um EPI a um visitante, clique em “Visitante”.
Escolha o EPI.
Escolha o CA disponível no estoque.
Digite a quantidade de equipamentos entregues.
Digite o nome da empresa e o nome da pessoa. Preste atenção em sempre usar o mesmo nome da empresa para poder gerar um relatório coerente. Por exemplo: se você hoje digitar a empresa como “Termomecânica” e no dia seguinte digitar “Termo Mecânica” ou “Termomecânica LTDA”, então, os relatórios não entenderão se tratar da mesma empresa.
Caso queira, você poderá imprimir um relatório de entrega de EPI para o visitante, para isso, faça o seguinte:
Caso queira saber detalhes da entrega ou fazer algum ajuste, faça o seguinte:
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