Nesta aula você irá aprender a monitorar os usuários de EPI se certificando que os EPIs estão dendo bem usados e conservados, além de guardar os devidos registros.
É obrigação do SESMT saber se os usuários de EPI estão usando corretamente os EPIs e a maneira sistematizada de se fazer isso é através do Monitoramento de EPIs.
Ao se cadastrar um novo EPI, o sistema lhe pergunta com que frequência a empresa irá inspecionar o uso dos EPIs, a periodicidade pode ser definida como:
Ao acessar o Monitoramento de EPIs, você verá uma relação com os trabalhadores que fazem uso de EPIs cuja periodicidade de inspeção é diferente de “Nunca” e que por algum motivo não foram monitorados nesse período.
Para saber o que acontece, clique no nome desejado.
Na aba “Geral” você verá uma listagem de todos os EPIs requeridos para o usuário selecionado que possuem periodicidade de inspeção diferente de “Nunca”.
Para cada EPI será mostrada a situação atual do monitoramento.
Para atualizar o Monitoramento, vá até o local de trabalho do Trabalhador e observe-o trabalhando. Esta inspeção de segurança consiste em verificar a conformidade na aplicação da NR-06.
Para isso, faça as seguintes perguntas:
Considere também os procedimentos internos.
Feito isso, acesse a aba “Formulário” e para cada EPI, considere como avaliação 5 estrelas quando nenhum problema tenha sido identificado e como 1 estrela, a pior situação. Tendo decidido, clique na estrela correspondente.
Então, escolha uma justificativa e detalhe a sua escolha se necessário.
Se você optou por 5 estrelas, você não precisa justificar a escolha, pois se entende que não havia nenhum problema.
A situação desejada é que todos os EPIs estejam sendo bem usados. Nesse caso, você teria que clicar em todos os EPIs na estrela 5.
Para simplificar o processo, considerando que essa é a opção mais comum, o sistema disponibiliza o botão “Avalie todos os EPIs como 5 estrelas”.
Para aprovar o uso que o usuário faz de seus EPIs, clique em “Avalie todos os EPIs como 5 estrelas”.
Caso apenas um EPI esteja sendo mal utilizado, você pode avaliar tudo como bom e em seguida, avaliar individualmente apenas o EPI com problema.
Muitas vezes, quem faz a inspeção não é a mesma pessoa que cadastra os resultados no sistema. O auditor pode ser:
Nesses casos, é interessante para quem insere os resultados da auditoria ter uma evidência física da inspeção.
Em outros casos, a inspeção é feita em um local onde não se pode levar um computador. Para esses casos, considere imprimir algo para levar à campo, preencher manualmente e na volta, digitar o resultado no sistema.
Para acessar tais formulários, acesse a aba “Impressos” e escolha imprimir um formulário ou um Check-list.
O formulário é um documento completo que gera evidência inclusive para ser usada como advertência escrita. O formulário possui campos para preenchimento do auditor e do usuário, inclusive campo de assinatura para testemunhas para os casos mais delicado ou recorrente.
Não se espera que esse formulário seja impresso em todas as situações de monitoramento, mesmo porque, não há necessidade, para a empresa, evidenciar quando nenhum problema tenha sido encontrado.
Considere usar esse formulário somente quando já se tenha evidenciado o problema, caso contrário, use o Check-list.
O Check-list é um documento mais simples e menor que serve muito bem tanto como lembrete quanto como rascunho para as anotações.
Considere usar o check-list para entregar a auditores cuja avaliação ainda possa ser avaliada, por exemplo, pelos membros da CIPA ou pelo próprio supervisor do trabalhador avaliado.
Ainda assim, para economizar papel, recomendamos usar o Check-list coletivo, imprimindo vários na mesma página. Para isso, clique no menu principal Monitoramento/de EPI/Check-list.
Para revisar algum monitoramento já realizado, identifique o monitoramento usando os filtros de seleção então, clique na avaliação, altere o que for preciso e clique em “Gravar”.
Para excluir um monitoramento, clique na lixeira em frente ao monitoramento desejado. Para retornar, clique na avaliação então, clique em “Gravar”.
O Check-list de Monitoramento de EPI é uma forma mais ágil de se realizar o monitoramento, pois você acessa vários usuários ao mesmo tempo.
Usando os filtros de seleção, você pode listar todos os usuários em questão.
Esse recurso é especialmente importante nos seguintes casos:
Caso você tenha inspecionado o usuário e não tenha encontrado nenhum problema, basta clicar no botão “Aprovar”, e todos os seus EPIs serão considerados 5 estrelas e sem comentários.
Caso alguma falha tenha sido encontrada, clique no botão “Avaliar” para avaliar os EPIs individualmente.
Com o intuito de ir à campo para realizar diversas inspeções sem gastar muito papel, clique em “Imprimir Check-list” e uma folha otimizada será gerada para servir como lembrete e rascunho, contendo todos os usuários vistos na tela.
Após terminar a inspeção, acesse o formulário de monitoramento e digite todos os resultados encontrados.
Receba nosso Kit de Apresentação com as principais informações sobre o sistema.
Baixe um arquivo em PDF ou em PowerPoint com todas as informações do Sistema de Gestão de Segurança no Trabalho da CM Center.
BAIXAR! | |
Baixe já o nosso Kit de apresentação! |